Os trabalhadores do banco estão sem atualização salarial desde 2020, situação mais grave ainda face ao agravamento das condições de vida este ano. Apesar dos esforços do SBC, MAIS e SBN as negociações estão bloqueadas, pelo que os Sindicatos ponderam o recurso a outros mecanismos.

As negociações de revisão salarial entre os três Sindicatos Verticais e o Montepio decorrem desde 2021, sem que haja qualquer entendimento devido à intransigência do banco.

Em junho de 2021, o Montepio respondeu à proposta sindical afirmando que não haveria atualização salarial e manteve-se irredutível, tal como a restante banca.

Um ano depois, em junho de 2022, e após finalmente as outras Instituições de Crédito terem chegado a acordo com os Sindicatos relativamente aos aumentos salariais para 2021 e 2022, o MG não acompanhou. Em alternativa propôs:

- Para 2021: 0,2%;

- Para 2022:

1,5% até ao nível 6;

1% para os níveis entre 7 a 9;

0,75% para os níveis 10 a 12;

0,5% para os níveis 13 a 18.

Os Sindicatos de imediato rejeitaram esta proposta por ser uma injustiça para os trabalhadores do banco face aos restantes bancários e tentaram negociar uma solução mais justa.

Lamentavelmente, os Sindicatos continuam até agora sem resposta, o que manifestamente reflete a falta de consideração do Montepio pelos seus trabalhadores.

Tomar medidas

A atual situação é grave para as famílias portuguesas, mas é-o ainda mais para as dos trabalhadores do Montepio.

SBC, MAIS e SBN não podem consentir que esta situação se mantenha:

- Face ao aumento generalizado do custo de vida, os Sindicatos não podem aceitar que os trabalhadores do Montepio continuem a ser os únicos bancários sem aumentos salariais desde 2020;

- São já vários os bancos que aplicaram medidas de apoio às famílias, para mitigar o impacto do aumento da inflação. O Montepio, tendo em consideração a sua génese mutualista, não pode deixar de considerar as dificuldades que os seus trabalhadores estão a ter para fazer face ao rápido aumento do custo de vida.

- É urgente obter uma proposta da Administração do Montepio que seja efetivamente uma resposta às dificuldades dos trabalhadores (e suas famílias), que em muito têm contribuído para a recuperação do banco e para o retorno aos lucros, que se verificaram em 2021, mas principalmente no primeiro semestre deste ano.

Agir para quebrar bloqueio

Perante a falta de vontade negocial do Montepio, SBC, MAIS e SBN consideram existir bloqueio do processo, pelo que ponderam o recurso a outros mecanismos, dos quais brevemente darão conhecimento aos associados.

As Direções

 

Aceda AQUI ao comunicado em pdf.