O SBC reuniu com o BPI no passado dia 8 de Junho, conjuntamente com outras estruturas representativas dos trabalhadores, para ser feito um ponto de situação sobre o plano de contingência covid-19.
Foi-nos referido que a comissão executiva do banco, conjuntamente com o comité de crise e o gabinete de apoio à pandemia, continuam a acompanhar o processo, de modo a responder ao determinado pela DGS e ACT, em concordância com o Caixa Bank e de forma ajustada às necessidades.
Foi sublinhado que o BPI continua a privilegiar a saúde dos seus trabalhadores e dos clientes, mantendo os seus balcões a trabalhar à porta fechada, com atendimento condicionado e promovendo a rotação das equipas – para além do cumprimento das normas da DGS.
Fomos informados de que no próximo dia 6 de Julho regressarão aos serviços centrais cerca de 20 %dos trabalhadores, com medidas de reforço da sua protecção (incluindo um kit de regresso ao banco), bem como a rotação semanal e horários diferenciados.
O banco irá manter o previsto para os trabalhadores que façam parte de grupos de risco ou estejam a cuidar de filhos até aos doze anos.
Continuará ativa a linha interna de comunicação dedicada com o DRH, para qualquer esclarecimento sobre o covid-19 aos seus funcionários, assim como a linha de apoio psicológico.
Questionado o banco sobre a redução dos objetivos comerciais em face da substancial quebra da economia, foi-nos transmitido que é um assunto que está a ser acompanhado pela comissão executiva do banco. O BPI considera não ser o momento de rever os objetivos, mas não fecha a porta a essa possibilidade.
O SBC entende dever congratular-se pela atitude do BPI, a única instituição bancária que, até à data, mostrou preocupação em transmitir aos Sindicatos as medidas implementadas para proteção dos seus trabalhadores.
Reconhecendo o empenho das medidas tomadas pelo BPI, o SBC apela aos seus Associados para que informem o Sindicato de eventuais situações que corram menos bem, de forma a que, em conjunto com o banco, elas possam ser corrigidas.
A Direção
Aceda AQUI ao comunicado em pdf.