O momento de exceção que se vive motivou, esta segunda-feira, dia 16, reunião entre o SBC, o BPI e as demais estruturas representantes dos trabalhadores.

Preocupado com as medidas definidas pelo banco para minimizar o impacto do covid-19 nos trabalhadores, o SBC procurou saber o que o banco implementará nesse sentido.

Assim, privilegiando a saúde dos seus trabalhadores e clientes, o BPI terá os seus balcões a trabalhar à porta fechada, com atendimento condicionado, com álcool-gel e máscaras que começarão a ser distribuídas.

Os trabalhadores que tiverem de acompanhar filhos menores de 12 anos não verão alteração nos seus rendimentos, ao invés dos 66% previstos na Lei.

Os trabalhadores que tenham condições para exercer as suas funções em regime de teletrabalho, poderão optar por fazê-lo e, simultaneamente, acompanhar filhos menores de 12 anos. Lembramos que neste caso, preferencialmente, deverá ser elaborado acordo escrito, com indicação da atividade a prestar, retribuição e período normal de trabalho.

Os trabalhadores que façam parte de grupos de risco elevado poderão ficar em casa, de acordo com o banco, mesmo que não lhes seja possível realizar teletrabalho, sem perda de retribuição.

O número de trabalhadores em regime de teletrabalho evoluiu já de 500 para 1.500, sendo vontade do banco que este valor se aproxime dos 3.000, a prazo, logo que tenha todo o processo devidamente concluído.

O banco confirmou ter já regularizado o regime de teletrabalho, com as necessárias definições hierárquicas de reporte, tarefas, competências e período normal de trabalho.

Por outro lado, viagens em trabalho foram limitadas ao mínimo indispensável, tendo também a formação sido suspensa.

O SBC recorda que toda e qualquer comunicação entre o banco e os trabalhadores deverá ser reduzida a escrito e acredita que o cumprimento e a aplicação destas medidas, a par das recomendadas e determinadas pelas autoridades de saúde, poderão contribuir para a proteção dos trabalhadores e ajudar a combater a transmissão do vírus covid-19, mantendo-se atento ao evoluir do tema, atualizando a informação sempre que tal se justifique.

A Direção

Aceda ao comunicado em pdf AQUI.